Skip to main content
Uncategorized

Endometriose pode engordar?

Endometriose pode engordar?

Você talvez já tenha visto esse assunto muito importante na saúde íntima feminina: a endometriose. Aí vem as perguntas: Endometriose pode engordar? Mas que doença é essa?

Trata-se de uma doença inflamatória e crônica, onde o endométrio – tecido que reveste a cavidade do útero – se desenvolve em outros órgãos do sistema reprodutor, como ovários e tubas uterinas.

Mas que também pode afetar o intestino, grosso e o delgado, além de se implantar na bexiga e a cavidade abdominal (no peritônio). A endometriose pode levar à infertilidade e quem sofre da doença pode reclamar de dores muito fortes e incapacitantes que ficam maiores no período menstrual.

Durante e após a relação sexual, as dores podem se tornar maiores, além de outros sintomas como prisão de ventre e o desconforto para urinar. Algumas mulheres relatam ganho de peso após o diagnóstico da doença. E você também pode estar se perguntando: a endometriose engorda?

Não existe comprovação científica que relacione ao ganho de peso. No entanto, alguns fatores podem contribuir para essa ligação, ainda que não diretamente. O primeiro deles é a distensão abdominal. As células do endométrio na região do abdômen podem levar a um inchaço, o que pode levar a mulher a confundir isso com um ganho de peso.

Outro fator pode estar relacionado ao tratamento da doença. Um dos efeitos colaterais no uso de medicamentos ou dispositivos hormonais é o ganho de peso através da retenção de líquidos. Mas, calma! Não significa que todas as mulheres vão apresentar ganho de peso. Se você está passando por isso, procure um ginecologista para buscar a melhor solução.

O tratamento da obesidade previamente ajuda no tratamento da endometriose, pois facilita para a abordagem cirúrgica para a retirada dos implantes endometrióticos.

Esse post foi útil pra você? Continue lendo.

plugins premium WordPress