Será medo da anestesia e da cirurgia?
O medo é um dos principais motivos pelos quais os pacientes desistem de buscar a cirurgia bariátrica. Seja o medo do procedimento em si, da anestesia, do que vem depois.
Outro medo comum é o de ter que deixar de comer aquilo que gosta e de não conseguir manter os quilos perdidos. Contudo, tratam-se de medos imaginários, fundamentados em mitos que se espalharam pela sociedade. Afinal, a cirurgia é segura, bem como sua anestesia e todo o acompanhamento pós-cirúrgico, que é feito de modo planejado e assistido.
Além disso, o paciente bariátrico não precisa abdicar das comidas que gosta. Ele unicamente terá que comê-las em quantidades menores e terá mais disposição para executar atividades em seu cotidiano. A melhor forma de lidar com esses receios comuns de muitos pacientes é oferecendo informações realmente esclarecedoras.
Além disso, é importante sinalizar que, quase sempre, tais medos imaginários escondem o real risco que os pacientes correm. Um risco real, do qual deveriam ter medo de fato, por representar uma verdadeira ameaça: o medo de que a obesidade tire deles a saúde e, consequentemente, o bem-estar, a longevidade e a própria vida. Continue lendo mais sobre obesidade.