×
Paulo Eduardo Nunes Campelo - Doctoralia.com.br

Blog

Tratamento de obesidade com remédios

 O mercado farmacêutico oferece muitos remédios que tem como objetivo tratar a obesidade. Existem algumas opções de tratamento medicamentoso para pessoas com sobrepeso e obesidade. No entanto, é importante lembrar que não existe uma fórmula mágica 100% eficaz em todos os casos. A avaliação individualizada de cada paciente e do grau de obesidade é fundamental para o tratamento da obesidade. Assim o tratamento com medicamentos não irá curá-la. Além disso, recomendações para o tratamento da obesidade sempre devem incluir mudanças de estilo de vida e de comportamento, tais como dieta e exercícios. Mas, para isso é fundamental que sejam elaboradas estratégias de tratamento com os profissionais de uma equipe multidisciplinar - clínico, endocrinologista, educador físico, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, dentre outros.
 
Objetivos do tratamento da obesidade com medicamentos
1. Perda de 1% de peso por mês, nos primeiros 3 meses, atingindo a redução de cerca de 5% do peso corporal entre 3 e 6 meses do início do tratamento;
2. Melhora dos fatores de risco (comorbidades) presentes na vida do obeso;
3. Manutenção sustentada da perda de peso, com variação igual ou menor a 3% do peso atingido durante o tratamento.
 
Nos casos em que a resposta ao tratamento tem bons resultados, a manutenção da terapêutica medicamentosa por longo tempo deve ser considerada, sempre avaliando alguma condição específica do paciente. No entanto, se as metas mencionadas não forem atingidas, ou se o paciente começar a recuperar o peso perdido na vigência da medicação, orienta-se que seja feita uma reavaliação do caso.
 
Um alerta muito importante é: a obesidade é uma doença muito complexa e se o uso de remédios para emagrecimento não funcionou com acompanhamento médico, não será a receita do seu amigo ou do site da internet que vai resolver, ao contrário poderá predispor a outros problemas. 
O uso de medicamentos não deve ser feito por conta própria! Procure um médico especialista para te orientar no assunto. Dessa maneira, conseguirá realmente atingir seus objetivos.