×
Paulo Eduardo Nunes Campelo - Doctoralia.com.br

Blog

Tive Covid-19, posso fazer bariátrica.

 

O quadro "Mona Lisa", pintado por Fernando Botero em 1977, é uma releitura da obra "Mona Lisa" de Leonardo da Vinci. Assim como uma obra de arte passa por todo um processo de preparo, cuidado e criação, para durar por anos. Nós também precisamos desse processo de preparo e cuidados.


Principalmente aqueles que tiveram COVID-19, na realidade devem se preparar com toda cautela, pois para esse vírus, você é mais frágil para outras infecções.


Inclusive, se você teve, e conseguiu superar o coronavírus não se preocupe, pois, no seu pré-operatório será avaliado tanto por um pneumologista quanto por um cardiologista.


Esses profissionais já fazem parte da equipe multidisciplinar e você também fará exames como radiografia do tórax; teste de função respiratória, ecocardiograma e eletrocardiograma. Podendo haver a necessidade de outros exames mais especializados caso o especialista indique.


O objetivo é saber o que a obesidade pode estar alterando no seu organismo: pulmões e coração, bem como avaliar você para a cirurgia.

Por isso, antes da operação, é importante um preparo adequado com a equipe multidisciplinar e na realização dos exames para garantir a sua segurança e um pós-operatório sem surpresas.


Alguns tiveram a Covid-19 depois de perder peso e passaram ilesos pela pandemia.


Você teve Covid-19 antes ou depois de operar?