×
Paulo Eduardo Nunes Campelo - Doctoralia.com.br

Blog

Porque você deve ingerir mais proteínas depois da bariátrica.

🤔Você lembra quais as funções que a proteína têm em nosso corpo?


📚Lembrando lá das aulas de biologia do ensino médio (no meu caso segundo grau). Proteínas são macronutrientes formadas por aminoácidos que somam 20 no total, mas 9 deles são considerados essenciais e não conseguimos produzir, portanto, devemos ingerir através dos alimentos ou suplementos, em alguns casos.


As funções das proteínas são: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

💢Construção de tecidos (principalmente o muscular);

💢Recuperação dos tecidos, como por exemplo na cicatrização;

💢Manter a pele e seus anexos: cabelos e unhas saudáveis;

💢Fortalecimento do sistema imune, na produção dos anticorpos que são extremamente importantes no combate as infecções.


Depois da cirurgia começa um catabolismo, ou seja, uma situação metabólica em que o organismo utiliza suas próprias reservas para repor energia. Uma das reservas são as proteínas da nossa massa magra levando a redução e perda muscular.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

❇️Um dos pontos mais importante para diminuir a perda de massa magra é a ingestão adequada de proteínas através da alimentação ou suplementação.


🎯As recomendações atuais para pacientes submetidos à bariátrica é a ingestão protéica de 60 a 120g/dia. Alimentos como as carnes magras, os ovos, o leite e seus derivados contêm os nove aminoácidos essenciais e também os 11 não essenciais que nosso organismo requer para funcionar corretamente. Dentre os alimentos vegetais os mais completos são: o grão-de-bico, a soja, alguns feijões, trigo-sarraceno, quinoa, amaranto e pistache.


💪🏼Então, siga as orientações de ingestão das proteínas para ter todos os benefícios desses alimentos.


Salve esse post para consultar sempre que precisar.


#obesidade #obesidadeeutratocomrespeito #obesidademorbida #obesidadeedepressao #obesidadeinfantojuvenil #bariatricanaoemilagre #bariatricanareal #drpaulocampelo #bariatrica #bariatricos #bariatricafortaleza #obesidade #mudarfazbem #fortaleza #obesidadeTemTratamento #obesidadeedepressao #bariatrica #bariatricando #bariatricanaoemilagre #bari #sleevegastrico #bypassgastrico #bariatricabypass #borboletei