×
Paulo Eduardo Nunes Campelo - Doctoralia.com.br

Blog

Por que ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar?

 Um grupo composto por profissionais de diferentes áreas trabalhando em união e por um objetivo específico formam uma equipe multidisciplinar.

No caso da cirurgia bariátrica, ter uma equipe multidisciplinar é de máxima importância. O acompanhamento de nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, endocrinologista e educador físico, são alguns dos profissionais que podem compor essa equipe e juntos trabalharem para que os resultados da cirurgia sejam os melhores possíveis.

E essa preocupação é necessária! Visto que os dados apontam que aproximadamente 20% dos pacientes tem reganho de peso entre 3 e 10 anos após a cirurgia. Isso ocorre quando o paciente não assume os hábitos saudáveis recomendáveis que foram orientados desde antes da operação, como a adoção de dieta com menor teor calórico e mais nutritiva, além da prática de exercícios físicos regulares.

A obesidade é uma doença crônica e multifatorial. Por isso a decisão em equipe é importante no sucesso do tratamento, principalmente, no contexto das cirurgias revisionais que necessitam de critérios mais rigorosos, pois o risco de complicações pós-operatórias é mais frequente. Se tratando da cirurgia bariátrica, a equipe pode ser formada por cirurgião bariátrico, nutricionista, psicólogo ou psiquiatra, endocrinologista, anestesiologista, assim como outros profissionais de saúde, como enfermeiro, cardiologista, pneumologista, gastroenterologista, pois muitas são as comorbidades associadas à obesidade.

A união desses profissionais fortalece a determinação da indicação cirúrgica tanto para casos primários como recidivados de obesidade mórbida.