×
Paulo Eduardo Nunes Campelo - Doctoralia.com.br

Blog

Os benefícios do uso das meias antitrombo e do anticoagulante no pós-operatório da bariátrica.

 

Portanto, nas cirurgias bariátricas o uso de meia antitrombóticas é recomendado nos primeiros 20 dias após a cirurgia. Juntamente com o uso de anticoagulante nos primeiros 10 dias, eles visam diminuir o risco de trombose venosa profunda (nas pernas) que podem ocorrer em até 2% de quem se opera. Prevenir as possíveis complicações dessa situação também é muito importante, sendo a principal a ser evitada o tromboembolismo pulmonar (TEP).


No pós-operatório, caminhar precocemente acompanhado pelo fisioterapeutas e o uso das meias elásticas ajudam a melhorar a circulação das veias.


Durante a cirurgia utilizamos aparelhos de compressão (botas pneumáticas), que são aplicados nas pernas, enquanto o paciente está na maca operatória e na sala de recuperação. Essas “bombas” apertam as panturrilhas (batata da perna), como se estivessem fazendo uma massagem, empurrando o sangue em direção ao coração; esses aparelhos também diminuem a chance da trombose ocorrer.


Utilizando os dois métodos, ou seja, as meias antitrombos e a injeção de anticoagulante, o risco de ter uma complicação tromboembólica é bastante diminuído. Esta recomendação é orientada para todos os pacientes que se submetem a cirurgia bariátrica.