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Paulo Eduardo Nunes Campelo - Doctoralia.com.br

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Festas de Confraternização: 7 dicas importantes para você comer e aproveitar.

 

✨Por isso separei 7 dicas importantes, para não prejudicar o seu pós-operatório, estão com poucos dias, meses ou anos de operado (a):


1 - Mastigue bem - A mastigação auxilia na saciedade. Comer devagar evita desconforto gástrico, uma sensação de entalar e até vômitos. Coma devagar, corte os alimentos em pequenos pedaços e coloque pouca quantidade de alimento na boca, para mastigar mais vezes.

2 - Montagem do prato - Pratos coloridos nunca falham. Não esqueça de incluir algum tipo de salada e ou fruta no seu prato.

3 - Não fique com fome - Não vá a uma festa ou confraternização com fome. Portanto, não fique mais de 4 horas sem comer e fazer um lanche antes de ir, por exemplo, uma fruta, alimento integral, ou peça uma dica para seu nutricionista.

4 - Cuidado com os doces - As sobremesas e os doces são tentações e que podem ser consumidas desde que tenha moderação. Para quem fez bariátrica, escolha frutas se estiver com vontade de provar um docinho e evite doces com muito açúcar e gordura, porque existe sempre  o risco de ter a síndrome de Dumping.

5 - Água - Beba água durante o dia e lembre-se: se para beber líquidos que seja 30 minutos antes das refeições e 40 a 50 minutos após as refeições, isso para não atrapalhar a digestão dos alimentos. Mas quem fez a bariátrica dificilmente consegue beber líquido durante a refeição.

6 - Fuja dos petiscos

Evite petiscos que antecedem uma refeição principal. Para quem fez bariátrica não é apenas pelo valor calórico (torradas, pães, amendoim, oleaginosas, queijos, etc.), mas porque após a cirurgia o estômago está menor e quando chegar o momento de jantar ou almoçar, já estar saciado.

7 - Divirta-se

Por último, e não menos importante: comemore! Seja feliz, grato e aproveite como comemorações e festas para conversar, rir e rever amigos ou familiares. Não pense apenas na comida ou bebida.

✨Enfim, um novo ano se aproxima e essa é sempre uma boa oportunidade de encararmos os nossos hábitos de frente, mudar o que precisa mudar e manter o que nos faz bem e saudáveis.


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