×
Paulo Eduardo Nunes Campelo - Doctoralia.com.br

Blog

Dicas para o controle de peso

 A obesidade e as comorbidades (doenças associadas) estão conectadas, haja visto que o excesso de peso influencia diretamente na saúde. É por isso que é tão importante vencer a obesidade. O que muitos não sabem é que o processo de acabar com a obesidade vai além
da perda de peso.
 
As pessoas obesas sofrem com vários problemas de saúde. Alguns desses são diabetes, pressão alta, gordura no fígado, apneia do sono, dentre outras. Para controlar com esses problemas muitas pessoas recorrem aos remédios. Esses tem seus efeitos colaterais e podem ter outros efeitos negativos na saúde. Então, essa não é a melhor solução. O que fazer, então?
 
A melhor opção é vencer a obesidade. Esse é um processo bem complicado. Por essa razão, muitos recorrem a ajuda médica especifica. O resultado é que eles conseguem deixar de ser obesos, seja por meio clínico, cirúrgico (bariátrica) ou da associação dos dois.
Isso com certeza é uma grande vitória! Mas, ainda há algo que precisa ser feito para vencer por completo com a obesidade.
 
Normalmente, um paciente estabiliza seu peso por volta de 18 meses após uma cirurgia bariátrica. Então, é fundamental travar outra batalha: a de manter o peso durante esse período. Assim, ficará mais fácil que o paciente consiga equilibrar seu peso em um IMC que
ele não tenha mais problemas com as comorbidades. O melhor de tudo: sem o uso de medicamentos!
 
O que fazer para manter o peso após a saída da condição de obesidade? Segue três dicas para controlar o peso:
 
1. Continuar o acompanhamento com a equipe multidisciplinar: a obesidade é uma doença crônica. Não pense que porque você conseguiu perder o peso que agora consegue lidar com a doença sozinho. É preciso ajuda mental e física, além de um acompanhamento nutricional para manter o peso ideal. Esse acompanhamento é fundamental para vencer a obesidade.
 
2. É preciso esforço contínuo para manter o peso: não permita que nada atrapalhe sua boa alimentação e rotina de atividade física. A equipe multidisciplinar vai te auxiliar, mas eles não estarão te acompanhando 24h por dia. Você deve levar a sério as orientações que forem passadas e seguir a risca cada uma delas.
 
3. Quando perder o foco, pense nas consequências de ganhar peso novamente: lembre que sua obesidade está controlada e assim as comorbidades também. Mas, se ganhar peso, ambas podem voltar a ser um problema em sua vida e todo o seu esforço pode ser perdido.
 
Não esqueça: “você é o motor que move a mudança.” O esforço vai ser grande, mas o resultado final será muito maior!