×
Paulo Eduardo Nunes Campelo - Doctoralia.com.br

Blog

Cuidado com a escolha do seu cirurgião!

 

Um detalhe que faz toda a diferença é a escolha do cirurgião bariátrico.


Parte fundamental para você que tem indicação de fazer a cirurgia bariátrica é a escolha do seu cirurgião! 

Você precisa confiar nele e ter certeza que ele é apto para realizar seu procedimento com segurança e responsabilidade.


Confira algumas dicas para você realizar bem essa escolha.


Verifique as credenciais do cirurgião bariátrico para ter a certeza de contar com um especialista com expertise na área. Cheque se ele tem certificados oficiais que atestem essa competência. O cirurgião também deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), demonstrando seu real envolvimento e reconhecimento nessa área. 


Dê preferência a profissionais que atuem eficientemente com uma equipe multidisciplinar. Na hora de escolher o cirurgião bariátrico, lembre-se de que é fundamental que você tenha antes e após o procedimento cirúrgico um atendimento multidisciplinar integrado e consistente, formado por especialistas de áreas como nutrição e psicologia. Portanto, é um cuidado importante verificar se o cirurgião já atua em equipe e como é a sua atuação junto à equipe clínica. 


Procure saber qual é a avaliação de outros pacientes. Além da validação da sociedade médica, para escolher o cirurgião bariátrico, também é recomendado buscar a avaliação de outros pacientes que realizaram a cirurgia com esse profissional. Isso pode ser pesquisado nas redes sociais, nos comentários do blog da clínica ou do profissional, em grupos de apoio, etc. 


Avalie as condições do consultório, clínica e hospital. Primeiramente, avalie se o consultório ou a clínica apresentam todas as condições para um atendimento adequado. Humanização, bom relacionamento entre os funcionários e desses com você.

Se a estrutura das portas, macas e cadeiras são adaptadas para quem tem obesidade. Além disso, questione sobre o hospital no qual será realizado o procedimento, verificando se ele oferece tudo o que o paciente bariátrico precisa e se o médico tem confiança na estrutura hospitalar.


Escolher o cirurgião bariátrico com cuidado é um passo crucial para que você sinta mais segurança para a realização da sua bariátrica. 


Leve em consideração essas dicas para orientar sua decisão!