×
Paulo Eduardo Nunes Campelo - Doctoralia.com.br

Blog

Como posso ajudar alguém com obesidade?

 Se você possui um parente ou amigo que sofre por causa da  obesidade, com certeza se preocupa e sente vontade dar suporte. É muito bom que deseje fazer de tudo para mudar essa realidade e apoiá-lo nesse momento difícil. Talvez você se questione: como posso ajudar?
 
Sabemos que é normal que esteja preocupado, mas antes de preparar um discurso para alertar a pessoa, pense um pouco. O que nós falamos, mesmo com a melhor das intenções, pode mais atrapalhar do que auxiliar quem precisa perder peso. É bem provável que a pessoa já esteja ciente dos perigos envolvidos e também se incomode com a situação. Na verdade, não deve existir ninguém que fique mais triste com o assunto do que ela mesma.
 
Então, antes de falar o que está errado e indicar soluções, separe um tempo para ouvir como essa pessoa se sente. Escute. De verdade, pare e escute. Outro ponto importante é que antes de dar sugestões é importante perguntar se ela quer ouvir e, se sim, vá com calma nas orientações. Pequenos passos são mais fáceis de serem alcançados e dão força para começar a fazer mudanças maiores. 
 
Não é verdade que toda vez que escutamos sugestões sem termos dado consentimento para isso, criamos uma maior resistência para aquela informação?
 
Por fim, esteja presente na vida dessa pessoa e dê ajuda prática. Pode levá-lo para caminhar, jogar/iniciar um novo esporte; pesquisar sobre receitas saudáveis e ajudá-lo a procurar orientação médica.
Qualquer que seja a forma que você vai encontrar para mostrar o seu apoio, tenha certeza que vai fazer toda a diferença!