×
Paulo Eduardo Nunes Campelo - Doctoralia.com.br

Blog

Como cuidar do curativo pós bariátrica?

 

Quero te ajudar a fazer os curativos depois da cirurgia bariátrica.


Você finalmente fez a bariátrica e voltou pra casa com os curativos na barriga, mas agora tem dúvidas sobre o que fazer? 

Vem que vou te ajudar! 


Depois da cirurgia bariátrica por videolaparoscopia você terá pequenos curativos no abdômen que protegem as suas cicatrizes.


No hospital eles foram trocados pela enfermeira e em casa devem ser trocados por você diariamente. Eu recomendo somente nos primeiros 3 dias, depois que receber alta do hospital.


O ponto fundamental dos curativos é que fiquem limpos, caso você observe que ficaram manchados de sangue ou outra secreção devem trocá-los.


Durante os 10 a 14 primeiros dias você ainda estará com os pontos cirúrgicos. Se você ver na pele uma linha escura, (podendo também ser transparente) isso indica que os pontos são externos. Quando você não ver nenhum fio externo é porque a sutura foi interna.


Os pontos externos precisam ser retirados, em sua grande maioria até 15 dias, mas existem exceções. A remoção dos pontos é simples e pode ser feita no consultório ou em algum outro local indicado pelo cirurgião. 


Quando os pontos são absorvíveis eles não precisam ser retirados, mas a avaliação do cirurgião é muito importante no seu pós-cirúrgico.


Você de forma alguma deve mexer nos pontos sem o consentimento ou orientação de quem te operou.


Em torno das cicatrizes pode ficar vermelho bem na entrada dos fios ou arroxeado como se tivesse levado uma pancada, isso é bem comum. Evite usar: pomadas, líquidos ou qualquer substância sem antes consultar seu cirurgião.


Antes de pensar em tomar alguma medida entre em contato com o seu cirurgião.