×
Paulo Eduardo Nunes Campelo - Doctoralia.com.br

Blog

Bypass X Sleeve: Qual técnica escolher?

 

Bypass Gástrico é a forma popular do Bypass Gástrico em Y de Roux e Sleeve é o codinome dado à Gastrectomia Vertical. As duas cirurgias são realizadas utilizando a técnica da videolaparoscopia, pequenos furos realizados no abdômen para realizar a cirurgia. 


Ufa! Os nomes são complicados né? Mas não se preocupe, vamos descomplicar elas por aqui. Segue lendo!


A técnica de Sleeve realizada por videolaparoscopia é um tipo de cirurgia bariátrica com um papel maior restritivo, mas também promove alterações de hormônios gastro-intestinais pela retirada do fundo gástrico. Tem como vantagem deixar o estômago com suas válvulas de entrada e saída, o que permite a sensação de plenitude gástrica, além de não alterar o funcionamento intestinal. 


Neste método, o estômago é transformado em um tubo que possui entre 80 a 100ml de volume. E o paciente deixa de produzir a substância grelina, responsável por estimular o apetite.


Já a cirurgia do Bypass Gástrico é um dos tipos de cirurgia bariátrica mais realizada no Brasil e no mundo, e corresponde a cerca de 75% dos procedimentos. O paciente submetido ao Bypass Gástrico vai sofrer modificações no estômago e no intestino delgado. Nesta técnica, o estômago tem seu tamanho reduzido para um reservatório que fica com 30 a 50 ml de volume. Além disso, observa-se o desvio do trânsito intestinal em Y, fazendo uma ponte do estômago para intestino e levando a um estímulo ideal, o que promove saciedade e melhor controle glicêmico. 


Você vai ainda encontrar a classificação restritiva-disabsortiva, mas na verdade ela tem uma função de restringir e controlar melhor o seu metabolismo que está alterado pela obesidade. 


Então, qual técnica escolher? Não há resposta certa!

É necessário te avaliar e entender, juntamente com os profissionais que te acompanham, qual método será mais benéfico para o seu caso. Um médico capacitado e atualizado saberá eleger o tratamento ideal que atende às prioridades da sua condição de saúde.