×
Paulo Eduardo Nunes Campelo - Doctoralia.com.br

Blog

Balão gástrico ou balão mágico?

 

Leia esse texto antes de buscar um tratamento que não é o adequado para a sua obesidade.


O balão intragástrico que é colocado por endoscopia e fica no seu estômago, geralmente, por 6 meses é um método auxiliar para a perda de peso.


Mas se você quer colocar o balão por achar que ele é uma alternativa menos invasiva, também precisa saber que ele por ser temporário não tem tanta eficiência no combate à obesidade que é uma doença de tratamento crônico.


A ação do balão intragástrico é puramente restritiva por ocupar uma parte do seu estômago e esse é o segundo fator que o torna de indicação mais limitada.


Portanto, o balão intragástrico passou a ter uma indicação mais exclusiva para quem tem sobrepeso ou obesidade leve, pois o excesso de peso nesses casos é menor.


Uma segunda indicação para o uso do balão é se você tem obesidade mórbida acentuada ou superobesidade, vai se submeter a bariátrica e necessita emagrecer antes para diminuir os riscos cirúrgicos. Nesses casos, o uso do balão também é uma opção que pode te ajudar nesse processo.


Lembrar que se você colocar o balão precisará de um acompanhamento médico antes, durante e depois para acompanhar a perda de peso e alguma deficiência nutricional, afinal o balão intragástrico não é um balão mágico.