×
Paulo Eduardo Nunes Campelo - Doctoralia.com.br

Blog

Atividade física pós bariátrica: começo lento e progressão gradual.

Após a cirurgia bariátrica, é fundamental manter hábitos saudáveis e continuar praticando atividades físicas. E essa é a melhor dica para o sedentário depois da cirurgia bariátrica: começo lento e progressão gradual.

Se você não praticava atividades físicas e vai iniciar não pode querer começar “pegando pesado”.
 
Lembre que você vem de uma perda de peso e de um pós-operatório. E não é porque a cirurgia é videolaparoscópica, com cicatrizes pequenas, que você vai poder já começar fazendo todo tipo de exercícios. Você não deve exagerar no tempo de atividades e nem na intensidade das atividades.
 
Seu corpo com a perda de peso perdeu gordura e massa magra (músculos) também e você que não tinha atividade na sua rotina não deve exagerar nesse momento.
 
O início e a progressão do nível de atividade física deve ser gradual e estar dentro das suas possibilidades, tudo isso com o acompanhamento de um profissional na área.
 
Dessa forma, vai ser bem mais fácil não desistir apesar das dificuldades e tornar a atividade física regular um novo bom hábito na sua vida!
 
Essa recomendação serve para você que fez a cirurgia, assim como para quem está se preparando.
 
O importante é a orientação adequada que leve em consideração a sua idade, peso, condição física e seu gosto pessoal. Por isso, a orientação de um professor de educação física qualificado e que tenha conhecimento para orientar pacientes pré e pós-cirurgia bariátrica é importante.