×
Paulo Eduardo Nunes Campelo - Doctoralia.com.br

Blog

Atividade física e seus benefícios na perda de peso

 A atividade física regular e realizada corretamente promove muitos benefícios para a população de uma maneira geral. Para pacientes que desejam emagrecer ou que estão em processo de emagrecimento é uma das recomendações que não pode deixar de ser orientada pelo seu médico.
Há evidências recentes indicando que, ao realizar a atividade física, tem-se por resultado o melhor controle do peso e da diabetes, doença muito associada à obesidade.

A cirurgia bariátrica é um método eficaz no tratamento da obesidade que resulta na perda de peso importante, melhoria na sensibilidade à insulina e consequentemente remissão do diabetes em uma grande porcentagem dos pacientes. Quando associada a um programa de exercícios físicos estruturados para os pacientes em pós-operatório provoca benefícios adicionais ao sistema cardiovascular e ao metabolismo em comparação com aqueles experimentados apenas com perda de peso induzida pela cirurgia bariátrica. O exercício físico promove o aumento do gasto energético diário total, melhorando a atividade do músculo esquelético, a oxidação da gordura e a sensibilidade à insulina.

Qual exercício posso escolher?

Sempre existe a dúvida entre qual atividade física é a ideal. A resposta é simples: a ideal é aquela que faz você se sentir bem, a que melhor se adapta à sua rotina e, portanto, aquela que você vai ter menos motivos para abandonar.
No entanto, temos que fazer as seguintes observações sobre os tipos de exercícios. O exercício aeróbico é particularmente eficaz na redução do tecido gorduroso visceral. Esse é o que geralmente se acumula no abdômen e que está fortemente ligado à resistência à insulina hepática e ao diabetes tipo 2.

Já o exercício resistido atenua a perda de massa muscular e óssea em pacientes operados. Logo, no contexto da restrição calórica induzida pela cirurgia os dois tipos de exercícios são benéficos.
A importância da atividade física na perda de peso, após a bariátrica, precisa ser melhor estudada. Assim poderá ser definido a dose e o tipo mais eficaz de acordo com cada paciente.

Referência: Coen, Carnero, e Goodpaster, "Exercise and Bariatric Surgery".