×
Paulo Eduardo Nunes Campelo - Doctoralia.com.br

Blog

A melhor dica que você vai ver hoje sobre suplementação de vitaminas

 

💊Quando você faz a cirurgia bariátrica vai precisar repor nutrientes e vitaminas, pois o organismo reduz a absorção em relação ao que existia antes.A bariátrica reduz as áreas que ocorriam a absorção de alguns nutrientes. Por isso, é prescrito o uso de suplementos proteicos e vitaminas que variam de acordo com a necessidade e a aceitabilidade de cada paciente.


💊Após a cirurgia o recomendado é a suplementação de ácido fólico; citrato de cálcio e vitamina D; ferro; vitaminas lipossolúveis (como vitaminas A, D, E e K); selênio; vitamina B12; zinco e cobre.

⚠️Aqui, vale lembrar que as recomendações diferem dependendo do procedimento ao qual o paciente foi submetido, se foi Sleeve ou Bypass.

💊Com relação a perda de proteína, é importante saber que a necessidade protéica é ainda maior no primeiro ano da cirurgia.


A ingestão inferior ao necessário pode causar diversos problemas, tais como:

🔸perda excessiva de massa magra;

🔸queda acentuada do cabelo; 

🔸redução da imunidade;

🔸enfraquecimento das unhas.


💊No geral, a recomendação é que você faça a ingestão de 60 a 120 gramas de proteína por dia.

⚠️É importante lembrar que a suplementação pós-cirurgia deve ser orientada pelo nutricionista que te acompanha e em hipótese alguma o paciente deve buscar suplementos alimentares por conta própria, além de levar risco a saúde pode estar gastando dinheiro à toa.