Para a realização da cirurgia bariátrica cada paciente deve ser avaliado, primeiramente por um endocrinologista. É um procedimento que muda profundamente a vida de uma pessoa, por isso exige ainda uma equipe multidisciplinar envolvida.
Um dos pontos principais que garante o sucesso da cirurgia e prolonga os benefícios provenientes do procedimento é o acompanhamento pós-operatório.
Porque seguir as orientações?
Na grande maioria dos casos o aumento de peso, no pós-operatório, ocorre quando o paciente não assume hábitos saudáveis recomendados, como a adoção de dieta menos calórica e mais nutritiva, além da prática de exercícios físicos.
É importante lembrar que o objetivo principal da cirurgia não é somente a perda de peso e sim a melhora da saúde e controle de doenças associadas.
Tudo isso pode ser prejudicado se o paciente abrir mão do acompanhamento multidisciplinar de nutricionista, psicóloga e atividade física supervisionada.
Como fazer isso?
Para garantir o controle do peso corporal no pós-operatório é importante:
Mastigar bem os alimentos;
Comer habitualmente frutas, verduras e legumes;
Evitar alimentos gordurosos;
Evitar o consumo de bebida alcoólica;
Realizar atividade física com frequência;
Fazer acompanhamento regular com equipe multidisciplinar.
Mudar o comportamento não é uma tarefa fácil, mas uma equipe multidisciplinar capacitada para o atendimento pode tornar o processo mais fácil, viabilizando o sucesso no pós-operatório.
Você tem alguma dúvida sobre o pós-operatório da cirurgia bariátrica?
Agende sua
consulta com o Dr. Paulo Campelo.
Já é paciente do Dr. Paulo Campelo? Avalie o Dr. Paulo no
Google.