A importância do seguimento pós-operatório

Para a realização da cirurgia bariátrica cada paciente deve ser avaliado, primeiramente por um endocrinologista. É um procedimento que muda profundamente a vida de uma pessoa, por isso exige ainda uma equipe multidisciplinar envolvida.

Um dos pontos principais que garante o sucesso da cirurgia e prolonga os benefícios provenientes do procedimento é o acompanhamento pós-operatório.

Porque seguir as orientações?

Na grande maioria dos casos o aumento de peso, no pós-operatório, ocorre quando o paciente não assume hábitos saudáveis recomendados, como a adoção de dieta menos calórica e mais nutritiva, além da prática de exercícios físicos.

É importante lembrar que o objetivo principal da cirurgia não é somente a perda de peso e sim a melhora da saúde e controle de doenças associadas.

Tudo isso pode ser prejudicado se o paciente abrir mão do acompanhamento multidisciplinar de nutricionista, psicóloga e atividade física supervisionada.

Como fazer isso?

Para garantir o controle do peso corporal no pós-operatório é importante:

 Mastigar bem os alimentos;
Comer habitualmente frutas, verduras e legumes;
Evitar alimentos gordurosos;
Evitar o consumo de bebida alcoólica;
Realizar atividade física com frequência;
Fazer acompanhamento regular com equipe multidisciplinar.

Mudar o comportamento não é uma tarefa fácil, mas uma equipe multidisciplinar capacitada para o atendimento pode tornar o processo mais fácil, viabilizando o sucesso no pós-operatório.

Você tem alguma dúvida sobre o pós-operatório da cirurgia bariátrica?

Agende sua consulta com o Dr. Paulo Campelo.

Já é paciente do Dr. Paulo Campelo? Avalie o Dr. Paulo no Google.