Como manter o peso após a cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é o tratamento mais efetivo para o tratamento da obesidade mórbida. No entanto, não é a solução final: para ser eficiente, o indivíduo deve passar por acompanhamento profissional antes e depois do procedimento. Os pacientes que continuam sedentários e com hábitos de alimentação desequilibrada, por acreditarem ser suficiente apenas a cirurgia, podem ser surpreendidos com o retorno dos quilos perdidos. Portanto, a adoção de práticas saudáveis é imprescindível para que a pessoa não volte a ganhar peso.

Um dos principais fatores responsáveis pelo fracasso da bariátrica é a instabilidade mental do indivíduo. A compulsão alimentar, muitas vezes responsável pelo quadro de obesidade, não vai embora com a cirurgia. Por isso, é indicado ao paciente passar por um diagnóstico psiquiátrico antes do procedimento. Dessa forma, o distúrbio poderá ser identificado e tratado previamente preparando o indivíduo para a vida pós-cirurgia.

Esse acompanhamento deve continuar existindo após o procedimento. O tratamento continuado é essencial para a real estabilização do problema. A negligência dessa etapa, pela crença que a intervenção médica inicial é suficiente, aumenta as probabilidades de recuperação do peso perdido. Além do auxílio psiquiátrico, é fundamental a procura por nutricionistas e educadores físicos. São esses os profissionais responsáveis por estabelecer uma rotina adequada para a manutenção de um indivíduo saudável.

Além do peso, preciso ter atenção para outros fatores?

A necessidade de acompanhamento profissional durante todo o processo de emagrecimento vai além da sustentação do peso. Uma das consequências da cirurgia é a perda nutricional, devido modificações na anatomia e no funcionamento do sistema digestivo. Além disso, a redução do estômago altera a absorção de determinadas vitaminas. Por isso, é necessário ser guiado por especialistas durante o período de adaptação do organismo às mudanças. Dessa forma, a deficiência nutricional será tratada e o emagrecimento será saudável. 

Confira também

- Cuidados com a alimentação após a cirurgia bariátrica
- Obesidade, um problema emocional?
- Consequência da cirurgia bariátrica: mitos e verdades