Preparação para a cirurgia bariátrica

Trata-se de uma fase muito importante para o sucesso da cirurgia. O paciente que vai se submeter à bariátrica será examinado por vários profissionais diferentes, tais como cirurgião, nutricionista ou nutrólogo, psicólogo, anestesista, entre outros, com o objetivo de prepará-lo para a cirurgia.


Cada um desses especialistas, vai solicitar os exames necessários para avaliar o estado de saúde e as alterações no organismo causadas pela obesidade – as comorbidades, que são doenças como hipertensão arterial, diabetes, apneia do sono, dislipidemias, entre outras. Também é um momento para receber informações e conhecimento.


Nessa fase de preparação, o encontro com pacientes já operados é uma boa oportunidade para troca de experiências. Esse momento acontece durante as reuniões do Grupo de Apoio do AMO, que geralmente acontecem a cada dois meses.


Antes mesmo da cirurgia, o paciente deve iniciar mudanças de hábito alimentar e introduzir na sua rotina atividades físicas adaptadas ao estado de saúde, de acordo com suas possibilidades e gosto.

Fazer uma boa preparação é fundamental para o sucesso na decisão de lutar contra a obesidade.