Dúvidas frequentes sobre cirurgia Bariátrica

1. Quanto tempo o paciente ficará no hospital?

Geralmente a alta ocorre no 4o dia de internação. Após aceitação dos líquidos, não referindo dor e ocorrendo eliminação de flatos (gases intestinais) o paciente poderá receber alta hospitalar.

2. Qual a duração da cirurgia?

De duas horas a três horas, variando da habilidade da equipe e da técnica operatória escolhida (cirurgia restritiva ou cirurgia restritiva-disabsortiva)

3. Quando o paciente poderá voltar ao trabalho?

O retorno é variável, depende do tipo de atividade desenvolvida e do tipo de cirurgia. O período ideal é entre quatro e seis semanas, pois nesta época você estará desenvolvendo novos hábitos alimentares e iniciará a fase da dieta pastosa.

4. Após a cirurgia com quanto tempo o paciente poderá engravidar?

A orientação é que a gravidez só ocorra após o primeiro ano de cirurgia para que o organismo tenha tempo de se adaptar às mudanças. Ao primeiro sinal de atraso menstrual, deve-se iniciar o ácido fólico além dos suplementos vitamínicos que já são utilizados diariamente. Com a confirmação da gravidez, inicia-se o pré-natal rotineiro. Nessa fase, a alimentação deve ser readaptada à nova situação (dieta fracionada com um alto teor protéico). Um acompanhamento rigoroso com o seu cirurgião é recomendado no período gestacional.

5. Qual o período ideal para fazer cirurgia plástica?


O ideal é um ano após a cirurgia, lembrando que esta não é uma cirurgia estética, mas reparadora. Ela se faz necessária dependendo da idade, tipo de pele, quanto peso perdeu e quanto tempo tem de operada.

6. Por que o paciente fumante leva mais tempo se preparando para a cirurgia?


O procedimento cirúrgico requer adequado fornecimento de oxigênio, uma respiração livre e pulmões na melhor condição possível (para evitar atelectasias e pneumonias).
O fumo é muito prejudicial, pois bloqueia o oxigênio impedindo que este chegue ao local do corte, atrasando de forma significativa o processo de cicatrização. Há tantas razões para parar de fumar, aproveite a cirurgia e livre-se desse mal.